Dificuldade de aprendizado na relação sujeito, família e escola.

São de conhecimento de poucas famílias que fatores orgânicos podem ser as principais causas das dificuldades de aprendizado. Existem sem dúvidas fatores que interferem na aprendizagem, mas essas causas devem ser investigadas concomitantemente para que o sujeito não seja visto nessa situação ou em qualquer outra, como o único responsável do seu fracasso escolar. Do contrário, se esta investigação não for feita, dificilmente o sujeito poderá prosseguir bem. A ajuda da escola e dos familiares é fundamental para a superação ou amenização de tais dificuldades.

Diferença de transtornos de aprendizagem e problemas de aprendizagem

Taya (2003) define o transtorno de aprendizagem “como uma disfunção neuropsicológia- problemas que impedem o funcionamento integrado do cérebro em desenvolvimento”. Trata-se, pois de um problema de maturação, e no desenvolvimento neuropsicológico.
Os problemas de aprendizagem podem se apresentar em razão de uma metodologia inadequada, método de alfabetização inadequado, privação cultural e econômica, má formação docente, falta de planejamento das atividades, desconhecimento da realidade cognitiva dos alunos.
Estar sempre atento ao desenvolvimento da criança é muito importante tanto no âmbito familiar como no escolar. A criança da sinal da sua dificuldade, mas nem sempre esse sinal é verbalmente, por isso a importância da investigação para o desenvolvimento da criança.
O olhar da escola proporciona ampliar as chances da criança evoluir de acordo com as condições em que consegue realizar o que lhe é proposto. Inserindo atividades para estimular habilidades necessárias para seu desenvolvimento, convívio social e auto-estima em relação ao outro.
A família tem o acolhimento, que é algo muito importante para todo o ser humano, principalmente a criança que muitas das vezes não consegue lidar com seus sentimentos frente a uma dificuldade ou frustração. Cabe então estar sempre atento ao desenvolvimento, ser participativos da vida escolar, acolher, orientar, e buscar ajuda para a melhor evolução da criança, tanto no aprendizado como maturação emocional e psicológica.