A importância da autonomia do aluno no processo de Ensino/Aprendizagem.

Autonomia é quando o indivíduo transforma todas as informações que recebem ao longo de sua vida “bagagem” em conhecimentos práticos.

Desenvolver a autonomia da criança é fundamental para a formação. Quando estimulamos as crianças a serem mais autônomas, oferecemos uma educação significativa e um desenvolvimento do empenho cognitivo.

Ao desenvolver a autonomia das crianças, traz benefícios como: Pró-atividade, estimulação da capacidade de resolução-problemas, construção do pensamento crítico, independência emocional e autoestima.

Não faça pela criança aquilo que ela tem autonomia para fazer!!

Os adultos muitas vezes querem ajudar a criança a todo momento, mas na verdade essa ajuda pode atrapalhar o desenvolvimento deles. Sabemos que na correria do dia a dia, acaba sendo mais fácil fazer por eles do que esperar o tempo deles, mesmo em atividades simples, como calçar o tênis.

Aprender a monitorar essas ações que muitas vezes são involuntárias é necessário. O que as crianças mais precisam nesse momento é de adultos que entendam suas dificuldades e colaborem para que elas consigam superá-las sozinhas.

Nessas horas devemos ser um facilitador, empático, compreensivo, equilibrado e dispostos a dialogar.

E como trabalhamos a autonomia em sala de aula?

Sabemos que cada indivíduo tem seu próprio ritmo e seu tempo de aprendizado. Com base nisso, usamos de diferentes estratégias para compartilhar o conteúdo a ser aprendido. Por exemplo, Permitimos que eles criem e testem teorias, brincadeiras e atividades que eles possam
coordenar.

Estimulamos a percepção dos sentimentos, desenvolvendo a autonomia emocional.

Promovemos o auxílio ao próximo, fazendo com que eles se sintam úteis;
Motivamos a produção de textos por meio de temas propostos por eles;
Incitamos debates em grupos;
Usamos de ferramentas que eles apreciem para ensinar em sala de aula;

Permitimos que eles errem. Errar faz parte de qualquer processo de aprendizagem e não deve ser algo traumático.

Portanto, deixem as crianças serem autônomas em suas descobertas dentro e fora do contexto educacional, experimentando coisas novas, elas sentem prazer nas suas primeiras conquistas. Elas irão tornar-se seres críticos e autoconfiantes.

Larissa Esteves
Coordenadora Pedagógica – Colégio Rio Preto.